Soluções robustas de segurança são fundamentais para companhias. Com a proliferação de ataques e sequestros de dados, é sempre importante reforçar as estratégias para se proteger e, assim, evitar problemas para o resto da empresa. Para conseguir redução de custos, aumentar eficiência nas operações e garantir confiabilidade, uma ferramenta é poderosa e eficaz: o firewall.
Mas qual é a real importância dessa solução? Apresentaremos uma resposta para essa pergunta nos próximos tópicos. Acompanhe até o final!
As características de um firewall e a aplicação
Um firewall é uma medida de segurança que bloqueia acesso indevido em uma conexão entre dispositivos. É um mecanismo utilizado para reforçar a confiabilidade de companhias e de computadores pessoais.
Existem vários tipos, entre eles o UTM, que é diferente do tradicional por agregar funções de outras ferramentas de proteção, sendo geralmente indicado para pequenas e médias empresas. O mais comum foca em gerenciar permissões e monitorar a comunicação entre computadores e a internet.
Nas companhias, é usado para garantir maior controle do administrador sobre uma rede, com a sua permissão sendo necessária para que a conexão possa ocorrer. É possível, também, controlar o uso da internet por parte dos colaboradores, o conteúdo, os sites e aplicativos, bem como os horários.
Para um gestor preocupado em aumentar a produtividade, por exemplo, um firewall viabiliza o controle de quando os funcionários podem ter acesso às redes sociais e quais, especificamente. Também, é possível filtrar conteúdos que são vistos e monitorar a navegação em horário de trabalho para evitar distrações.
Com a melhoria na segurança, toda a empresa é beneficiada com sistemas mais consistentes e disponíveis para as operações. Dessa forma, é possível garantir produtividade e agilidade, bem como menos falhas nos processos internos.
As principais funcionalidades e limitações
O firewall analisa o tráfego da rede e monitora as ações, evitando ataques. O objetivo é bloquear atividades suspeitas e proteger os computadores da companhia por dentro, como uma muralha.
Ademais, ele trabalha com relatórios sobre as atividades, gerando mais conhecimento para os gestores. O fluxo de dados e da comunicação fica por conta da administração central, que pode ter o cuidado devido para que as operações cotidianas ocorram de forma segura e confiável.
Mesmo com a proteção reforçada, existem alguns casos que o firewall sozinho não consegue solucionar. Ele é útil para bloquear acesso a alguns conteúdos e determinar quem pode utilizar uma rede, mas caso um usuário voluntariamente baixe algum arquivo malicioso por e-mail, por exemplo, não é possível se proteger somente com esse mecanismo.
Em alguns de casos de vulnerabilidades associadas às exceções definidas, os gestores também precisarão de uma ferramenta complementar. Por isso, é importante combiná-lo com um software antivírus, pois ambos se complementam e contribuem para a robustez da segurança da sua empresa. É como se o firewall protegesse por fora e o antivírus realizasse a limpeza por dentro dos sistemas.
Cuidados para configurar o ideal
É preciso muito cuidado na escolha das restrições de acesso e parâmetros de configuração, para que eles sejam eficientes, mas não muito restritivos a ponto de tornar a conexão mais lenta e o acesso burocrático demais.
Outra dica fundamental é atentar para o suporte da companhia provedora, se é capaz de ajudar sua corporação com alta disponibilidade e com a devida experiência. Também, é necessário checar quais os diferenciais de cada solução para conseguir resultados ainda melhores para a organização.
Um firewall é uma ferramenta de proteção que se baseia no controle de acesso e no monitoramento de comunicação de computadores com a internet. É importante para as empresas, pois permite um maior controle para otimização dos resultados e garantia de segurança.
Sua empresa ainda não utiliza soluções em firewall? fique a vontade para nos contatar, possuímos produtos e profissionais especializados no assunto, prontos para lhe auxiliar.